Olá, no dia 20 de setembro a Microsoft hoje lançou o Windows 11 Insider Preview Build 26120.1843 (KB5043185) para o Canal Dev. Esta atualização é fornecida em um formato que oferece uma visualização dos aprimoramentos da tecnologia de manutenção no Windows 11, versão 24H2. Para saber mais, consulte https://aka.ms/CheckpointCumulativeUpdates.
As alterações nas compilações e atualizações do Canal de Desenvolvimento são documentadas em dois buckets: novos recursos, melhorias e correções que estão sendo implementados gradualmente para Insiders que ativaram a alternância para obter as atualizações mais recentes à medida que estão disponíveis (por meio de Configurações > Windows Update)* e, em seguida, novos recursos, melhorias e correções sendo lançados para todos no Canal de Desenvolvimento. Para obter mais informações, consulte a seção Lembretes na parte inferior desta postagem do blog.
Novos recursos sendo implementados gradualmente no Canal Dev com a ativação*
Conteúdo compartilhado na página inicial do Explorador de Arquivos
O Explorador de Arquivos agora fornecerá acesso rápido aos arquivos que foram compartilhados com você. Se você estiver conectado ao Windows com sua conta da Microsoft, poderá visualizar os arquivos que foram compartilhados com sua conta, como e-mail, bate-papo do Teams etc. Se você for um cliente comercial conectado com sua conta do Microsoft Entra ID, também poderá exibir os arquivos que eles compartilharam com outras pessoas. Você pode acessar esse recurso iniciando a página inicial do Explorador de Arquivos e clicando no item da guia ‘Compartilhado’.
Você também poderá visualizar um conjunto mais amplo de tipos de arquivo nas seções Recentes, Favoritos e Compartilhados na página inicial. Por exemplo, se você abriu/editou arquivos recentemente no Designer, Loop, Power BI, Forms, etc., esses arquivos agora estarão disponíveis em sua lista Recentes.
COMENTÁRIOS: Envie comentários no Hub de Feedback (WIN + F) em Pastas de Arquivos e Armazenamento Online > Explorador de Arquivos.
Visualização do cliente de área restrita do Windows
Esta compilação inclui o novo Windows Sandbox Client Preview que agora é atualizado por meio da Microsoft Store. Como parte desta versão prévia, estamos introduzindo o redirecionamento da área de transferência em tempo de execução, o controle de entrada de áudio/vídeo e a capacidade de compartilhar pastas com o host em tempo de execução. Você pode acessá-los por meio do novo “…” no canto superior direito do aplicativo. Além disso, esta versão prévia inclui uma versão super inicial do suporte à linha de comando (os comandos podem mudar com o tempo). Você pode usar o comando ‘wsb.exe –help’ para obter mais informações.
COMENTÁRIOS: envie-nos comentários no Hub de Feedback (WIN + F) em Segurança e Privacidade > Área Restrita do Windows.
Mudanças e melhorias sendo implementadas gradualmente no Dev Channel com a ativação *
[Geral]
- Para novos computadores ou novas contas de usuário em dispositivos comerciais gerenciados (computadores que executam Windows 11 Enterprise, Education ou Pro conectados com uma ID do Entra (ou domínio), o aplicativo Microsoft 365 será fixado na barra de tarefas para acesso rápido ao Copilot para Microsoft 365. Os PCs comerciais existentes que ainda têm a experiência anterior do Copilot no Windows verão isso substituído pelo aplicativo Copilot fixado na barra de tarefas.
[Tela de bloqueio]
- Atualizamos a tela de bloqueio para que os controles de mídia agora sejam exibidos na parte inferior central da tela de bloqueio agora quando a mídia estiver sendo reproduzida.
[Menu Iniciar]
- Ao clicar com o botão direito do mouse em aplicativos fixados no menu Iniciar, listas de atalhos serão mostradas para aplicativos que as possuem, como o PowerPoint.
- Com base nos comentários, fizemos algumas atualizações no novo gerente de conta no menu Iniciar, tornando a opção de saída diretamente visível e adicionando uma lista de usuários conectados em “…” Portanto, é mais rápido trocar de conta.
[Barra de Tarefas & Bandeja do Sistema]
- Estamos experimentando uma bandeja de sistema mais simplificada para destacar a data/hora de forma abreviada e mostrar o ícone de sino de notificações com base no status do DND. Sem o ícone de sino de notificação, você pode acessar suas notificações clicando na data e hora da Central de Notificações. Você pode reverter para a forma longa dos visuais de data/hora e ícone de sino alternando os valores nas Configurações por meio de Configurações > Data e Hora em “Mostrar hora e dia na bandeja do sistema” e Configurações > Notificações do Sistema > em “Notificações”. Essas configurações também podem ser acessadas por meio do menu de contexto mostrado clicando com o botão direito do mouse no botão do ícone do relógio/sino da bandeja do sistema.
[Pesquisar na barra de tarefas]
- Estamos começando a lançar a capacidade de compartilhar arquivos locais diretamente dos resultados da pesquisa mostrados na caixa de pesquisa na barra de tarefas.
[Entrada]
- Atualizamos as configurações > Bluetooth e dispositivos > Touch para ter uma nova seção para gestos de borda da tela sensível ao toque, onde você pode escolher se deseja desativar o gesto de toque na borda da tela esquerda ou direita.
[Notificações]
- Se desejar, agora há uma opção para desativar as sugestões para desativar as notificações de determinados aplicativos. Agora você pode pressionar o botão “…” dentro da notificação para desativar a notificação, como você pode fazer com outras notificações, ou você pode ir para a lista de remetentes de notificação em Configurações > Notificações do > do sistema e desativá-la a partir daí (chamada de “Sugestões de notificação” na lista). Nota – esta entrada só aparecerá na lista de remetentes depois que você receber uma.
[Configurações]
- Em resposta aos comentários, adicionamos um botão desanexar disco rígido virtual (VHD/’VHDx) às Configurações, tornando muito mais simples desanexar seu VHD/VHDx conforme necessário. Essa opção está disponível em Configurações > Sistema > Armazenamento > Discos e Volumes, nas propriedades do VHD/VHDx.
- Projetamos a página de configurações para Otimização de Entrega em Configurações > Windows Update > Opções avançadas > Otimização de Entrega para corresponder aos princípios de design do Windows 11.
- Atualizamos a caixa de diálogo ao visualizar sua senha de Wi-Fi em Configurações > Rede e Internet para corresponder aos visuais do Windows 11.
- [ADICIONADO] Estamos começando a lançar uma alteração que redireciona os links da página Painel de Controle de Fontes para a página de configurações de Fontes em Configurações > Personalização > Fontes. Os Insiders que virem essa alteração ainda podem acessar a interface do usuário do Painel de Controle de Fontes navegando até a pasta de fontes do sistema no Explorador de Arquivos e um link para a pasta de fontes do sistema também é fornecido na página Configurações de fonte.
Correções sendo implementadas gradualmente no Dev Channel com a ativação*
[Explorador de Arquivos]
- Corrigido um problema em que, ao pressionar WIN + E, um leitor de tela pode dizer inesperadamente que um painel tem foco ou o foco pode não estar definido no Explorador de Arquivos.
- Corrigido um problema que fazia com que CTRL + F às vezes não iniciasse uma pesquisa no Explorador de Arquivos.
- Corrigido um problema em que o foco do teclado pode ser perdido às vezes ao fazer Shift + Tab no Explorador de Arquivos.
- Corrigido um problema que fazia com que os leitores de tela não anunciassem quando você estava abrindo ou navegando em itens nos submenus de navegação estrutural da caixa de diálogo abrir ou salvar.
- Corrigido um problema que fazia com que os leitores de tela não anunciassem nada ao abrir ou navegar em itens no submenu do cabeçalho da coluna no Explorador de Arquivos.
[Entrada]
- Atualizada a lógica da configuração “Pressione o canto inferior direito do touchpad para clicar com o botão direito” Configurações > Bluetooth e dispositivos > Touchpad para que não seja exibido nos casos em que o touchpad não suporta a funcionalidade.
[Gerenciador de Tarefas]
- Corrigido um problema em que o plano de fundo não era exibido corretamente nas configurações do Gerenciador de Tarefas.
Correções para todos no Dev Channel
[Geral]
- Podemos confirmar que o recurso Recuperar não está mais sendo exibido como uma opção na caixa de diálogo ‘Ativar ou desativar recursos do Windows’ no Painel de Controle do Windows.
- Corrigido um problema subjacente que se acredita ser a causa dos Insiders no voo anterior encontrarem o Windows Modules Installer (tiworker.exe) inesperadamente usando 100% da CPU, causando congelamentos e outros problemas nos PCs.
- Corrigido um problema que fazia com que alguns Insiders não conseguissem instalar as atualizações mais recentes, vendo o erro 0x800f0993.
[Entrada]
- Corrigido um problema que fazia com que as sugestões de texto para o teclado físico não funcionassem corretamente (selecionar um concatena inesperadamente).
[Widgets]
- Corrigido um problema que poderia resultar na exibição inesperada do ícone Widgets na barra de tarefas duas vezes.
[Outros]
Esta atualização inclui correções para os seguintes problemas:
- [FrameShutdownDelay] O navegador ignora seu valor na chave do Registro “HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Internet Explorer\Main”.
- [UWF (Filtro de Gravação Unificado) e SCCM (Microsoft System Center Configuration Manager)] Uma tarefa SCCM para reabilitar a UWF falha devido a um deadlock na UWF. Isso impede que o dispositivo reinicie quando você espera.
- [OpenSSH] Esta atualização adiciona um prompt que solicita que você confirme quando ativar o OpenSSH usando a interface do usuário do Gerenciador do Servidor.
- [NetJoinLegacyAccountReuse] Esta atualização remove essa chave do Registro. Para obter mais informações, consulte KB5020276 — Netjoin: alterações de proteção de ingresso no domínio.
- [Sistema de Nomes de Domínio (DNS)] Esta atualização fortalece a segurança do servidor DNS para lidar com CVE-2024-37968. Se as configurações de seus domínios não estiverem atualizadas, você poderá receber o erro SERVFAIL ou expirar.
- [vmswitches] Eles não conseguem enumerar usando o comando Get-VMSwitch.
- [Instalador do Windows] Quando ele repara um aplicativo, o UAC (Controle de Conta de Usuário) não solicita suas credenciais. Depois de instalar esta atualização, o UAC solicitará por eles. Por isso, você deve atualizar seus scripts de automação. Os proprietários do aplicativo devem adicionar o ícone Escudo. Isso indica que o processo requer acesso total de administrador. Para desativar o prompt do UAC, defina o valor do Registro HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Installer\DisableLUAInRepair como 1. As alterações nesta atualização podem afetar os reparos automáticos do Windows Installer; consulte Resiliência de aplicativos: desbloquear os recursos ocultos do Windows Installer.
- [Preferências de Política de Grupo: ILT (Segmentação em Nível de Item) e Usuários e Grupos Locais] Não é possível escolher um grupo do domínio de destino para ILT. Além disso, você não pode escolher uma conta entre Usuários e Grupos Locais. A floresta não aparece. Esse problema ocorre quando você implanta várias florestas e o domínio de destino tem uma relação de confiança unidirecional com o domínio do administrador. Esse problema afeta as implantações do ESAE (Ambiente de Administração de Segurança Aprimorada), HF (Florestas Protegidas) ou PAM (Gerenciamento de Acesso Privilegiado).
- [Gerenciador de Tarefas] Os gráficos na página Desempenho no Gerenciador de Tarefas não mostram as cores corretas quando você usa o modo escuro.
- [Serviços de Área de Trabalho Remota] Ele para de responder.
Problemas conhecidos
[Geral]
- [NOVO] Esta compilação pode falhar ao instalar com 0x800f0983 de erro. Se você vir esse erro, tente instalá-lo novamente, pois ele deve funcionar na nova tentativa. Se permanecer em 0%, seja paciente – deve prosseguir.
- [NOVO] Reinicie seu PC > o download na nuvem não funcionará nesta compilação, ele ficará preso em Getting Things Ready. Escolha a opção sem nuvem se precisar redefinir enquanto trabalhamos em uma correção.
[Menu Iniciar]
- [NOVO] Se você clicar ou tocar em uma letra na lista Todos os aplicativos do menu Iniciar, a lista Todos os aplicativos poderá quebrar. Se você encontrar esse problema, tente reiniciar ou reiniciar explorer.exe para corrigi-lo.
Atualização da ferramenta de recorte
Estamos lançando uma atualização para a Ferramenta de Recorte (versão 11.2408.13.0 e mais recente) para Windows Insiders nos canais Canary e Dev que introduz a capacidade de alterar a pasta na qual as capturas de tela originais e as gravações de tela são salvas automaticamente. Basta acessar as configurações do aplicativo na Ferramenta de Recorte para selecionar uma nova pasta padrão para experimentá-la!
COMENTÁRIOS: Envie comentários no Hub de Feedback (WIN + F) em Aplicativos > Ferramenta de Captura.
Fonte: Blog do Windows Insider