Olá, hoje estamos lançando o Windows 11 Insider Preview Build 27744 para o Canal Canary.
Também não estamos planejando lançar SDKs para compilações da série 27xxx por enquanto.
Novidades do Build 27744
Novo suporte a recursos de processador no Prism
Na versão de hoje do Canal Canary Insider Preview, estamos visualizando uma grande atualização de recursos para o Prism, nosso emulador para Windows no Arm, que possibilitará que mais aplicativos x86 (x64) de 64 bits sejam executados em emulação, adicionando suporte para mais recursos de CPU em emulação.
Esse novo suporte no Prism já está em uso limitado hoje na versão de varejo do Windows 11, versão 24H2, onde permite executar o Adobe Premiere Pro 25 no Arm. A partir do Build 27744, o suporte está sendo aberto para qualquer aplicativo x64 em emulação. Você pode encontrar alguns jogos ou aplicativos criativos que foram bloqueados devido a requisitos de CPU antes de poderem ser executados usando o Prism nesta versão do Windows.
Em um nível técnico, a CPU virtual usada por aplicativos emulados x64 por meio do Prism agora terá suporte para extensões adicionais à arquitetura do conjunto de instruções x86. Essas extensões incluem AVX e AVX2, bem como BMI, FMA, F16C e outras, que não são necessárias para executar o Windows, mas se tornaram suficientemente comuns para que alguns aplicativos esperem que estejam presentes. Você pode ver alguns dos novos recursos na saída de uma ferramenta como o Coreinfo64.exe.
Observe que, na versão prévia de hoje, apenas aplicativos x64 podem usar esses novos recursos de CPU. Se você tiver um aplicativo de 32 bits ou um aplicativo de 64 bits que usa um auxiliar de 32 bits para detectar o suporte a recursos da CPU, esse aplicativo não detectará os novos recursos no Prism.
Agradecemos qualquer feedback de Insiders interessados em experimentar aplicativos e jogos usando esta prévia antecipada do Prism. Envie comentários sobre problemas de compatibilidade ou regressões de desempenho por meio do Hub de Feedback (Win + F) em Aplicativos e o aplicativo específico com o qual você está tendo problemas (se você não vir o aplicativo listado, use “Todos os outros aplicativos”) para nos ajudar a garantir que esse Prism atualizado forneça uma ótima experiência.
Obrigado por nos ajudar a melhorar a emulação no Windows. Estamos entusiasmados em ver os clientes capazes de executar mais aplicativos e jogos importantes para eles no Windows on Arm!
Mudanças e melhorias
[Menu Iniciar]
- “Todos os aplicativos” agora é apenas “Todos” no menu Iniciar.
[Entrada]
- Estamos começando a lançar um novo layout de teclado do Gamepad para o teclado na tela no Windows 11 que dá suporte à capacidade de usar o controle do Xbox para navegar e digitar. Isso inclui aceleradores de botão (exemplo: botão X para backspace, botão Y para barra de espaço), além disso, as teclas do teclado foram alinhadas verticalmente para melhores padrões de navegação do controlador.
[Gerenciador de Tarefas]
- Atualizamos o design das caixas de diálogo Desconectar e Logoff no Gerenciador de Tarefas para agora dar suporte ao modo escuro e ao dimensionamento de texto.
- Na seção Desempenho, agora rotulamos os discos listados com seu tipo.
[Configurações]
- O botão desanexar disco rígido virtual (VHD/VHDx) que adicionamos em Configurações > Sistema > Armazenamento > Discos e Volumes introduzido com o Build 27686 agora está de volta com este build depois de ser temporariamente desabilitado a partir do Build 27718.
Correções
[Geral]
- Corrigimos o problema que fazia com que alguns Insiders com PCs com GPUs NVIDIA mais antigas (como GTX 970, Quadro K620 etc.) enfrentassem problemas em que suas telas apareciam travadas em uma tela preta e não respondiam ou vendo suas GPUs mostrando erros no Gerenciador de dispositivos e não funcionando corretamente.
[Entrada]
- Corrigido um problema subjacente que fazia com que o Painel de Emojis e o Histórico da Área de Transferência não abrissem mais em determinadas superfícies, inclusive no Editor do Registro.
- Corrigido um problema subjacente que poderia fazer com que o histórico da área de transferência não exibisse os itens que você copiou.
[Área restrita do Windows]
- Corrigido um problema que afetava o desempenho do Windows Sandbox para alguns Insiders após as atualizações mais recentes.
[Gráficos]
- Corrigido um que poderia levar a taxa de atualização dinâmica a ficar presa em 60Hz na primeira inicialização.
[Outros]
- Corrigido um problema que fazia com que alguns Insiders vissem uma verificação de bug com PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA de erro a partir do Build 27723.
- Corrigido um problema que fazia com que a conexão de área de trabalho remota (mstsc.exe) falhasse no voo anterior.
- Corrigido um problema relacionado ao msmpeg2vdec.dll nos últimos dois voos, que estava levando ao travamento de alguns aplicativos.
- Corrigido um problema em que as informações de rotação sobre JPGs não podiam ser consultadas por meio de APIs (por exemplo, por meio do PowerShell).
- Corrigido um problema subjacente que fazia com que o comando Get-WindowsCapability entrasse em um estado às vezes em que falhava inesperadamente até reiniciar o PC.
- Corrigido um problema que fazia com que a mica não funcionasse corretamente ao usar uma apresentação de slides para o plano de fundo da área de trabalho.
- Corrigido um problema que poderia fazer com que certos aplicativos não detectassem um scanner, embora um estivesse conectado.
Problemas conhecidos
[Geral]
- [NOTA IMPORTANTE PARA PCs COPILOT+] Se você estiver ingressando no Canary Channel em um novo computador Copilot+ do Dev Channel, do Release Preview Channel ou do varejo, perderá o PIN e a biometria do Windows Hello para entrar em seu PC com 0xd0000225 de erro e mensagem de erro “Algo deu errado e seu PIN não está disponível”. Você poderá recriar seu PIN clicando em “Configurar meu PIN”.
- Estamos investigando relatos de que alguns Insiders ainda estão enfrentando reversões (com código de erro 0xc190010) ao tentar instalar as compilações mais recentes do Canary.
[Área de trabalho]
- [NOVO] Estamos trabalhando na correção de um problema em que o plano de fundo da área de trabalho pode não ser exibido corretamente às vezes com vários monitores (mostrando grandes áreas pretas).
Fonte: Blog do Windows Insider