ATUALIZAÇÃO 21/08: Estamos começando a implementar a Atualização Cumulativa Build 25931.1010 (KB5030120). Esta atualização não inclui nada de novo e foi projetada para testar nosso pipeline de serviços para compilações no Canary Channel.
Windows 11 Insider Preview Build 25931 para o Canary Channel. Estamos lançando ISOs para esta compilação – elas podem ser baixadas aqui.
O que há de novo na compilação 25931
Novos recursos do Canal Dev
Esta compilação inclui novos recursos do Canal Dev, como suporte a Unicode Emoji 15, acesso de voz disponível para uso em mais áreas do Windows, como a tela de bloqueio e muito mais.
A localização do controlador de domínio não usará mais a descoberta baseada em NetBIOS\WINS\mailslot por padrão
Anunciamos anteriormente a descontinuação do Windows Internet Name Service (WINS) e dos Mailslots Remotos (consulte esta postagem do blog aqui para obter informações sobre Mailslots Remotos). Essas descontinuações são tecnologias legadas que não são mais seguras nos ambientes atuais. Como parte dessas descontinuações, a localização do DC em seu ambiente pode ser afetada principalmente porque muitos aplicativos herdados ainda especificam nomes de domínio curtos no estilo NetBIOS ao tentar localizar um controlador de domínio (DC). Para ajudar a facilitar essa transição com essas descontinuações, estamos fazendo duas melhorias no algoritmo do localizador de DC no Windows.
Primeiro, estamos bloqueando por padrão o uso de métodos baseados em NetBIOS\WINS\mailslot para descoberta de DC. Esse comportamento pode ser revertido com o uso de uma nova configuração de Política de Grupo (BlockNetBIOSDiscovery). Além de desabilitar a nova política BlockNetBIOSDiscovery, a reversão para o comportamento padrão também requer a habilitação da opção de configuração EnableMailslots SMB. (Você pode consultar e definir a configuração EnableMailslots usando os cmdlets Get-SmbClientConfiguration e Set-SmbClientConfiguration do PowerShell.)
ATENÇÃO: A reversão deve ser considerada apenas como uma medida temporária, enquanto soluções mais viáveis e de longo prazo são exploradas.
Em segundo lugar, adicionamos lógica adicional do lado do cliente para ajudar no mapeamento de nomes de domínio curtos no estilo NetBIOS para nomes de domínio DNS. Esta melhoria consiste em duas partes:
- O localizador de DC agora baixará automaticamente informações adicionais sobre os domínios filhos em florestas confiáveis e usará essas informações como parte do algoritmo de descoberta.
- Como alternativa de último recurso e para acomodar situações imprevistas, os administradores florestais podem configurar manualmente um conjunto de mapeamentos de nome de domínio DNS para NetBIOS (usando o snap-in de gerenciamento de domínios e relações de confiança do Active Directory) que também são baixados e usados pelo DC Locator durante a descoberta.
Informações adicionais estão disponíveis aqui para alterações no localizador DC.
Mudanças e melhorias
[Em geral]
- Expiração da versão do Insider Preview: A data de expiração das compilações do Insider Preview enviadas para o Canary Channel foi atualizada para 15/09/2024 começando com a versão 25931. Certifique-se de estar atualizado para a versão mais recente no Canary Channel.
- Além do aplicativo Câmera e da Cortana, o aplicativo Fotos, o aplicativo Pessoas e o cliente Remote Desktop (MSTSC) podem ser desinstalados.
[Explorador de arquivos]
- Adicionados mais campos para mostrar no painel Detalhes, incluindo dimensões de imagem para fotos, número de páginas para .docx, espaço usado e informações livres para unidades e muitos outros.
[Iluminação dinâmica]
- Agora você pode sincronizar instantaneamente a cor de destaque do Windows com os dispositivos ao seu redor com o botão “Combinar com a cor de destaque do Windows” em “Efeitos” para Iluminação Dinâmica em Configurações> Personalização> Iluminação Dinâmica.
[Destaque do Windows]
- Depois de fazer uma atualização do sistema operacional, em certos casos, como usar o plano de fundo padrão do Windows 11 ou uma cor sólida – o Windows Spotlight pode estar habilitado para você. Se decidir que não deseja que o Windows Spotlight seja ativado, você pode desativá-lo e, em futuras atualizações do sistema operacional, ele não deverá ser ativado novamente, a menos que você opte por reativar a experiência.
Correções para problemas conhecidos
- Corrigimos um problema grave em que você não conseguia mais se conectar por SMB a um dispositivo de armazenamento de terceiros usando credenciais de convidado (sem nome de usuário ou senha).
Fonte: Announcing Windows 11 Insider Preview Build 25931 (Canary Channel) | Windows Insider Blog