Desligando o Computador local ou remoto via PowerShell ou Terminal do Windows

Às vezes, é necessário desligar um computador local ou remotamente ou automatizar o processo de desligamento. O PowerShell oferece uma maneira eficiente de realizar essa tarefa usando o comando Stop-Computer.

No meu caso eu precisei usar esse comando para desligar o meu computador que está com a Build do programa Windows Insider Windows 11 Insider Preview Build 26080 no Canal Canary e Dev.

Voce pode usar o comando shutdown -t 0 -s ou baixar o atalho abaixo que criamos para fazer isso.

DesligarPC.zip

ou o comando abaixo:

Stop-Computer

Passo a passo:

  1. Abrindo o PowerShell ou Terminal do Windows:
    • Para abrir pressione Win + X e escolha “Terminal” ou “Windows PowerShell” ou “(Administrador)” para abrir com privilégios elevados.
    • Além disso voce pode usar também Win + R, digite wt e pressione Enter para abrir o Terminal.
  2. Comando Stop-Computer: Para desligar um computador remoto, utilize o seguinte comando no PowerShell ou Terminal do Windows: Stop-Computer Nome-do-Computador Substitua Nome-do-Computador pelo nome do computador que você deseja desligar.
  3. Opções Adicionais:
    • -Force: Força o desligamento do computador sem pedir confirmação.
    • -Credential: Permite especificar credenciais de usuário, caso você precise de permissões diferentes.
  4. Confirmação: Após executar o comando, o computador será desligado. Certifique-se de salvar o trabalho e fechar todos os programas antes de executar o comando.
  5. Execução Remota: Se estiver desligando um computador em sua rede local remotamente, verifique se o PowerShell remoto está habilitado no computador de destino e se há permissões de rede para executar comandos remotamente.

Cuidado: Desligar um computador pode interromper o trabalho em andamento de outros usuários. Certifique-se de comunicar o desligamento aos usuários afetados e use essa funcionalidade com responsabilidade.

🔗 Referências:

Experimente o comando Stop-Computer no PowerShell ou Terminal do Windows para desligar computadores locais e remotamente de forma rápida e eficiente!

Share