Solução para Travamento de Tela Azul em Processadores Intel® Core™ de 13ª Geração

Olá, caros leitores do nosso blog! Temos uma atualização crucial para compartilhar com vocês que utilizam os Processadores Intel® Core™ de 13ª Geração com Arquitetura Híbrida de Desempenho. Recentemente, surgiu um problema relacionado a travamentos de tela azul com o código de erro “Processador não suportado” ao atualizar para as versões de visualização de agosto de 2023 do Windows® 10 e Windows 11*. Estamos aqui para informar sobre essa questão e a solução que foi encontrada.

Descrição do Problema: A Intel tomou conhecimento de relatos de usuários finais enfrentando travamentos de tela azul com o código de erro “Processador não suportado” ao atualizar para as versões de visualização de agosto de 2023 do Microsoft Windows® 10 e Windows 11. Esse problema ocorre especificamente quando se utilizam as mais recentes atualizações de BIOS fornecidas pelos fabricantes de sistemas em processadores específicos.

Identificação do Problema: A Intel investigou a fundo e identificou que o problema reside nas atualizações recentes de microcódigo fornecidas aos fabricantes de sistemas. Essas atualizações podem causar o código de erro mencionado acima.

Processadores Afetados: Os processadores afetados por esse problema incluem:

  • Processador RPL-S 8P+16E (CPUID 0xB0671)
  • Processador RPL-HX 8P+16E (CPUID 0xB0671)
  • Processador RPL-P 6P+8E (CPUID 0xB06A2)
  • Processador RPL-H 6P+8E (CPUID 0xB06A2)
  • Processador RPL-PX 6P+8E (CPUID 0xB06A2)
  • Processador RPL-U 2P+8E (CPUID 0xB06A3)

Solução Encontrada: Estamos felizes em informar que uma solução já está disponível. Em setembro, a Intel lançou versões atualizadas de microcódigo (0x11D e 0x411C) especificamente para fabricantes de sistemas. Essas atualizações foram projetadas para resolver o problema nos Processadores Intel® Core™ de 13ª Geração com Arquitetura Híbrida de Desempenho.

Se você possui um dos processadores mencionados e tem enfrentado problemas de travamento de tela azul, recomendamos que entre em contato com o fabricante do seu sistema o mais rápido possível. Eles poderão fornecer informações sobre a disponibilidade e o procedimento de instalação dessas atualizações de microcódigo.

https://www.intel.com/content/www/us/en/support/articles/000096448/processors.html

Nota: Este comunicado baseia-se em informações disponíveis no site da Intel.

Share